Implante Dentário
Os implantes osseointegrados são cilindros de titânio, instalados no osso maxilar, nos quais substituem as raízes dentárias perdidas conferindo suporte para fixação da futura prótese (confeccionada em porcelana e/ou resina acrílica).
Foram desenvolvidos para revolucionar a odontologia a fim de propiciar ao paciente maior conforto e qualidade de vida, restaurando a função do sistema mastigatório e a harmonia do sorriso.
Atualmente há diversas formas para reabilitação com implantes:

- Técnica Flapless - Cirurgia sem “cortes” e sem “suturas”
Quando falamos em reabilitação com implantes dentários, logo associamos a dor, inchaço, sofrimento, etc. Esta técnica foi desenvolvida com o propósito de minimizar essas consequências indesejáveis.
Trata-se de um procedimento inovador no qual permite um planejamento prévio da região a ser implantada. Através de alguns exames, as dimensões intra-orais do paciente são transferidas com precisão para um computador onde será determinada a posição ideal para instalação do implante. Posteriormente, o planejamento é transferido para um guia cirúrgico que será utilizado durante o procedimento. Desta forma, o cirurgião não precisará rebater o retalho para identificar a região e muito menos suturar, sendo necessária apenas a implantação na posição pré-estabelecida.
Vantagens: Por se tratar de uma técnica menos invasiva e com menor tempo cirúrgico, proporciona maior conforto ao paciente e um pós-operatório mais tranquilo, com dor e inchado bastante reduzidos, permitindo o retorno às atividades habituais com maior rapidez.
- Carga Imediata - Implante/Prótese instalados em apenas 1 consulta
Esta técnica é absolutamente a mais procurada pelos pacientes, por sua praticidade e estética imediata. Sendo utilizada há mais de 10 anos com sucesso, consiste na reposição do elemento ausente imediatamente após a instalação do implante. Ou seja, na mesma consulta em que ocorre a implantação, uma coroa sobre o implante é confeccionada e unida a ele, minimizando o tempo de tratamento e conservando a estética. Pode ser empregada tanto para um dente quanto para vários elementos perdidos ou até mesmo em prótese total.
Sem esta técnica o paciente teria que aguardar em torno de 3 meses (no mínimo) para instalação da prótese sobre o implante, sendo necessário o uso de próteses provisórias fixas ou removíveis neste período. Vale ressaltar que esta técnica não é indicada para todos os casos, o paciente passará por uma criteriosa avaliação, seguida de uma série de exames para averiguar a possibilidade de emprego da técnica.
Vantagens: Menor tempo cirúrgico, restabelecimento da estética e função mastigatória em apenas uma consulta, conforto no período de cicatrização e dispensa o uso de próteses provisórias removíveis.
- Prótese Total Fixa - carga imediata ou tardia
Procedimento no qual visa o conforto, estética e função mastigatória de pacientes desdentados totais. A prótese é suspensa e fixada por implantes proporcionando maior segurança durante a mastigação. Devido aos avanços tecnológicos, em casos selecionados, é possível a reabilitação total em apenas uma consulta. A prótese é instalada imediatamente após a cirurgia de implantação.
- Overdenture - Prótese Total com apenas 2 implantes
As overdentures são próteses removíveis retidas por um menor número de implantes, com um ótimo custo/benefício.
- Enxerto Ósseo
Com a perda de 1 ou mais elementos dentários, o osso ao redor é reabsorvido gradativamente. Ou seja, quanto mais tempo o paciente levar para reabilitar esta área, maior será a atrofia óssea e, consequentemente, maior será a dificuldade para instalação do implante. Em determinadas situações, esta reabsorção é severa, a ponto de impossibilitar a implantação. Desta forma, se faz necessário a reconstrução óssea da região afetada.
Os enxertos podem ser realizados com o osso do próprio paciente, osso de banco ou materiais sintéticos. São indicados anteriormente a implantação a fim de se obter altura e espessura óssea suficiente para acomodar o implante.



