Endodontia

Atualmente, o tratamento endodôntico (canal), além de INDOLOR, pode ser realizado em apenas UMA CONSULTA, de acordo com o caso específico. Normalmente, esta técnica é utilizada quando não há infecção ou necrose da polpa dentária.
Vale ressaltar que nem sempre é possível a execução desta técnica. Assim sendo, previamente ao início do tratamento, o dentista deverá realizar uma criteriosa avaliação/anamnese, o que permitirá a correta seleção da técnica mais adequada para o caso.
O tratamento endodôntico (canal) é indicado quando a polpa dentária é danificada (infectada ou necrosada). O principal motivo para tal procedimento é a “cárie profunda”, a qual possibilita a entrada de bactérias na polpa dentária causando infecção que pode se estender ao osso ao redor do dente, quando não tratada.
O Tratamento de Endodôntico consiste em:
-
Remoção total da cárie, normalmente, sob anestesia local para que o paciente não sinta desconforto durante o procedimento;
-
Remoção total da polpa dentária comprometida através de uma pequena abertura na parte superior do dente;
-
Preparo e limpeza do espaço pulpar (local onde se localizava a polpa) e suas raízes;
-
Preenchimento da área previamente preparada com um material obturador específico (guta-percha).
Após este preenchimento, será confeccionada a restauração estética/funcional, seja em resina, porcelana ou qualquer outro tipo de material restaurador. A fim de proteger o dente e conferir-lhe uma aparência natural devolvendo seu formato e função.
É normal que alguns pacientes sintam sensibilidade logo após o término do tratamento endodôntico. Porém essas sensações tendem a cessar em poucos dias.
Espera-se que o tratamento de canal seja a solução definitiva para o dente danificado. O paciente tem um papel importante na manutenção, cabendo-lhe atenção especial para adequada higiene oral e visitas regulares ao dentista. Assim sendo, a restauração será duradoura e a repetição do tratamento não será necessária.
Na OralClin este procedimento é realizado por um profissional experiente e habilidoso, sendo utilizados equipamentos de alta qualidade para garantir o seu bem estar.
Sinais e Sintomas que podem indicar a necessidade de tratamento endodôntico:
-
Abcesso na gengiva
-
Sensibilidade térmica exagerada (quente ou frio)
-
Dor aguda e latejante no dente
-
Inchaço e dor ao toque
-
Dor constante tipo pressão
-
Cárie profunda que atingiu a polpa do dente (nem sempre sente-se dor)
-
Infecção ou abcesso que se desenvolveu no interior do dente ou na ponta da raiz
-
Dano ou trauma ao dente


